16 Benefícios da Moringa Oleifera

O que é a Moringa Oleifera?

A planta  Moringa está começando a ganhar mais popularidade como um novo “superalimento”.

Já que seu perfil altamente nutritivo é rico em poderosas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e protetoras dos tecidos, entre muitos outros benefícios para a saúde.

Em seus poderosos benefícios à saúde, incluem sua capacidade de proteger o fígado, combater a inflamação e reduzir o colesterol. 

Também pode ajudar a aliviar distúrbios do estômago, alergias e edema .

Também pode ajudar no controle do diabetes , proteger os olhos, melhorar a saúde cardiovascular, melhorar a saúde dos ossos, acelerar a cicatrização de feridas e melhorar a saúde da pele . 

 

Moringa em cápsula – Clique Aqui – para saber mais,sem compromisso.

 

Tem propriedades antibacterianas e antifúngicas potentes.

A Moringa, é uma planta nativa da Índia, também conhecida como “árvore da vida” ou a “árvore milagrosa”.

É uma planta altamente valorizada e versátil que pertence à família Moringácea. É uma árvore   de crescimento rápido.

Amplamente cultivada em áreas tropicais e subtropicais, em toda a Ásia, África e América do Sul. 

É conhecida por muitos outros nomes, incluindo Ben e Ben Oil Tree.

Conheça mais sobre a Moringa Oleifera

Embora a ciência moderna tenha descoberto recentemente o seu valor, a moringa tem proporcionado uma infinidade de benefícios em várias culturas desde os tempos antigos. 

Foi valorizado pelos romanos, egípcios e gregos pelo seu impacto medicinal em uma série de doenças. 

Hoje, seu uso tem sido encorajado por várias organizações humanitárias para combater a desnutrição e seus efeitos em regiões atingidas pela pobreza.

Principalmente devido à sua viabilidade econômica e rápido crescimento. Por sua extraordinária e inigualável gama de benefícios medicinais, foi nomeada a “árvore milagrosa” durante a crise alimentar na África.   

Essa árvore tem uma casca espessa e esbranquiçada, com galhos caídos e frágeis . 

Na terapia ayurvédica, é valorizada por sua impressionante variedade de usos terapêuticos, comumente atribuídos às suas propriedades antifúngicas, antivirais, antidepressivas e anti-inflamatórias. 

Moringa tornou-se popular como um suplemento natural de pó das 

folhas, embora as vagens, raízes, casca, flores, sementes e frutos também são comestíveis.

16 Benefícios da Moringa Oleífera para a Saúde

1. Combate os radicais livres.

Antioxidantes combatem os radicais livres, moléculas que causam estresse oxidativo, dano celular e inflamação. A moringa é uma rica fonte de vitaminas, minerais e aminoácidos. Contém quantidades significativas de vitamina A, C e E; cálcio; potássio; e proteína.

2. Combate a inflamação.

A Inflamação pode levar a doenças crônicas como diabetes, problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, artrite e obesidade. Moringa reduz a inflamação, suprimindo enzimas inflamatórias e proteínas no corpo, e o concentrado de folhas de moringa pode diminuir significativamente a inflamação nas células.

3. Ajuda a reduzir alguns sintomas da diabetes.

O pó de folhas de moringa tem sido eficaz na redução dos níveis de lipídios e glicose e na regulação do estresse oxidativo em pacientes diabéticos, o que significa que reduz o açúcar no sangue e o colesterol e melhora a proteção contra danos às células.

4. Protege o sistema cardiovascular.

 O pó da folha de moringa tem benefícios para o coração, particularmente no controle de lipídios no sangue , na prevenção da formação de placas nas artérias e na redução dos níveis de colesterol.

5. Melhora a saúde do cérebro.

Seu alto teor de vitaminas E e C combate a oxidação que leva à degeneração neuronal, melhorando a função cerebral. Também é capaz de normalizar os neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina no cérebro, que desempenham um papel fundamental na memória, humor, função de órgãos, respostas a estímulos como estresse e prazer e saúde mental , por exemplo, em depressão e psicose.

6. Protege o fígado.

Moringa contém altas concentrações de polifenóis em suas folhas e flores que protegem o fígado contra a oxidação, toxicidade e danos.

7. Contém propriedades antimicrobianas e antibacterianas.

Moringa tem propriedades antibacterianas e anti-fúngicas que combatem infecções. Tem sido eficaz contra tipos de fungos que causam infecções na pele e cepas de bactérias responsáveis ​​por infecções do sangue e do trato urinário e problemas digestivos.

8. Aumenta a cicatrização de feridas.

Moringa tem propriedades de coagulação do sangue em suas folhas, raízes e sementes que beneficiam a cicatrização de feridas e podem reduzir o tempo de coagulação , o que significa que reduz o tempo que leva para arranhões, cortes ou feridas para parar o sangramento.

9.Propriedades Anticâncer

A moringa é um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. Uma revisão sobre a importância nutritiva e a aplicação medicinal da Moringa oleífera enfatiza as várias propriedades medicinais da moringa, incluindo sua propriedade anticancerígena 

10.Cuidados com a pele e cabelos

O óleo de semente de moringa  é benéfico para a pele e cabelo e é eficaz contra a infecção causada pelo vírus herpes simplex.  Os efeitos curativos dessa erva impedem o desenvolvimento de lesões na pele e inibem a formação de placas causadas pelo vírus infectante. Os efeitos hidratantes e desintoxicantes dos extratos de moringa ajudam a neutralizar os efeitos dos poluentes nocivos, prevenindo rugas e retardando o envelhecimento. Já os efeitos favoráveis do óleo de semente de moringa para o cuidado do cabelo têm sido apreciados desde os tempos antigos. É altamente benéfico, protege os cabelos dos danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Serve como um valioso condicionador para o couro cabeludo, fortalece as raízes e estimula o crescimento do cabelo também. 

11.Melhora a saúde óssea

Extratos de Moringa são benéficos para a manutenção de ossos saudáveis, o que é atribuído à presença de minerais essenciais como cálcio e fósforo. Os  extratos possuem propriedades anti-inflamatórias e são eficazes no alívio de  condições inflamatórias, como a artrite . Além disso, os extratos ajudam a curar várias doenças ósseas, como fraturas da mandíbula ou dos ossos da mandíbula.    

12.Aumenta a imunidade

Os extratos  da folha de moringa ajudam a estimular o sistema imunológico do corpo. Também ajuda a melhorar a resposta imune celular e exerce efeitos positivos em vários outros valores do sistema imunológico, como contagem total de leucócitos, anticorpos e reação de hipersensibilidade .

13.Previne a formação de pedras

Extratos de Moringa são eficazes contra a formação de pedras nos rins e bexiga.

14.Protege contra problemas nos rins

Extratos de moringa exercem um efeito protetor contra os problemas renais causados ​​como consequência da exposição a certos medicamentos ou toxinas. A moringa auxilia na atenuação de lesões renais devido ao seu alto conteúdo antioxidante. Serve como um bio absorvente eficaz e ajuda na remoção de metais pesados ​​e toxinas prejudiciais.

15.Melhora a saúde dos olhos

A moringa rica em antioxidantes é benéfica para fornecer proteção contra danos na retina.  O tratamento ajuda a prevenir a dilatação dos vasos da retina e mantém a vasculatura retiniana intacta. Também inibe o espessamento das membranas capilares e previne a disfunção da retina.

16.Alívio da Anemia e Doença Falciforme

Extratos de Moringa são benéficos no tratamento de anemia e doenças falciformes. A moringa ajuda a facilitar a absorção de ferro, aumentando a contagem de hemácias e ajudando a manter os parâmetros sanguíneos normais. Estudos recentes também validaram o potencial anti-falciforme dos extratos vegetais da moringa, que é atribuído à presença de zinco e flavonóis, como kaempferol, quercetina e acacetina, além de ácidos fenólicos, como o ácido melilótico e o ácido vanílico. 

Onde comprar Moringa? 

  • Moringa em pó, seu extrato e cápsulas de moringa estão disponíveis em lojas online, farmácias, bem como na seção de saúde dos supermercados.
  • A baqueta, o fruto da árvore e suas folhas podem ser obtidas em lojas de produtos naturais, mercados, às vezes, se você tiver muita sorte, pode ter uma árvore crescendo no seu quintal!
  • O pó pode ser usado para fazer um chá de moringa leve e refrescante . É sempre aconselhável consultar o seu médico antes de adicionar suplementos de ervas à sua dieta.

Como usar a Moringa

  • Moringa é uma “árvore milagrosa” e a maioria de suas partes, incluindo as folhas, casca, frutas e raízes são usadas como itens alimentares.
  • Folhas de sua árvore podem ser adicionadas a saladas e também são usadas na preparação de molhos e sopas.
  • O óleo da bagueta prensado a frio é usado para cozinhar e é apreciado por sua longa vida útil.
  • As vagens de sementes imaturas, popularmente conhecidas como baguetas na Índia, são usadas em várias preparações culinárias.
  • Folhas de moringa são uma ótima alternativa para a carne , devido ao alto teor de proteína, especialmente para os vegetarianos. Ele  contém os aminoácidos arginina e histidina, que são essenciais para as crianças e também é uma benção no combate à desnutrição nas regiões menos favorecidas do mundo. 
  • Extratos de Moringa são amplamente utilizados na fabricação de cremes, pomadas, óleos e hidratantes 

Contraindicações da Planta

Os benefícios dessa planta são incontáveis, porém  a moringa oleífera também apresenta algumas contraindicações:

  • Mulheres que desejam engravidar devem evitar o uso da moringa pois pode ter efeito abortivo.
  • É contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
  • Pessoas que tenham problemas nos rins, devem procurar acompanhamento médico se for consumir a moringa, pois como a planta é rica em cálcio pode aumentar o risco de cálculos renais.
  • Consuma com cautela. O consumo exagerado da moringa oleifera pode desenvolver problemas no fígado.O consumo exagerado de substâncias  antioxidantes  causam lesões nesse órgão.

Clique Aqui para conhecer mais sobre a moringa, sem compromisso. 

 

Deixe um comentário